Buscando oportunidades de negócio através do Google

A internet te oferece inúmeras saídas para a crise. Você pode encontrar desde novos clientes, até novos investidores ou novas linhas de crédito. Tudo gratuitamente. Porém, é necessário que você saiba usar as ferramentas a seu favor.

Para te mostrar como fazer isso, realizamos uma pesquisa na prática.

Escolhemos o setor de Bares e Restaurantes. Confira a seguir…

hard-rock-cafe-282006_1920(alterado)

Google

1º Passo: digitamos ‘setor de bares e restaurantes’ (SEM ASPAS) no Google.

Tela 1

Entre os resultados, encontramos uma associação chamada ABRASEL, criada especialmente para desenvolver o setor.


2º Passo: visitamos o site da ABRASEL

Tela 2

Por quê? Para conhecer mais sobre o setor. Clicamos sobre a aba ‘A ABRASEL’ e descobrimos que o setor de bares e restaurantes tem um “nome oficial” chamado ‘setor de alimentação fora do lar’.


3º Passo: digitamos “alimentação fora do lar” (ENTRE ASPAS) no Google.

Tela 3

Por quê? Por que é uma forma de encontrar outros conteúdos que usam o nome oficial do setor. Por que isso é importante? Por que filtra os resultados e considerando as páginas que sabem o nome oficial do setor.

Por que digitamos o termo “alimentação fora do lar” ENTRE ASPAS? Quando digitamos uma frase entre aspas, o Google pesquisa as palavras EXATAMENTE como foram escritas dentro das aspas, na mesma sequência e juntas.

Se digitamos SEM ASPAS, o Google pesquisa as palavras em qualquer ordem e em qualquer lugar da página…

Portanto, se digitarmos alimentação fora do lar (SEM ASPAS), o Google vai encontrar muitas páginas sem relação com o setor de alimentação fora do lar.

No exemplo abaixo fizemos a busca ENTRE ASPAS e SEM ASPAS para você perceber a diferença.

Tela 3

Digitando ENTRE ASPAS o Google encontrou 90 mil resultados, enquanto SEM ASPAS encontrou mais de 440 mil!


4º Passo: escolhemos a aba ‘Notícias’.

Tela 5

Por quê? Escolher a aba de notícias é uma forma de captar o que a imprensa está dizendo sobre o setor.

Geralmente, ou as notícias são predominantemente positivas ou são predominantemente negativas. Ou seja, dificilmente encontramos notícias que exploram os dois aspectos equilibradamente.

Por isso, é importante manter o foco sobre as notícias positivas para entender para onde os players do mercado estão olhando.

Se você pretende olhar para as notícias negativas, é possível encontrar oportunidades também, mas é possível que isso te influencie e que você tenha um olhar pessimista em relação aos fatos.


5º Passo: digitar palavras que atraiam notícias positivas, junto com o nome do setor.

Existe uma série de palavras que você pode pesquisar junto com o termo “alimentação fora do lar”. Essas palavras vão te ajudar a filtrar melhor o que há de bom entre os 90 mil resultados…

Portanto, cabe a você usar sua criatividade e montar termos de pesquisas inteligentes para encontrar novos clientes, novos mercados, novos fornecedores, novos produtos, concorrentes e até parceiros…

Se quiser uma ajuda, clique neste link e peça a lista de palavras-chave positivas que preparamos para você usar nas suas pesquisas.


6º Passo: visitar as páginas e organizar as informações você encontrou.

Este passo é muito importante e também muito pessoal… cada pessoa tem seu jeito próprio de organizar as informações. Você pode criar planilhas, listas, ou até mesmo fazer anotações à mão sobre cada notícia. Porém, é importante que você responda pelo menos às seguintes perguntas:

  • Quais oportunidades você percebeu na notícia?
    • Novos investidores?
    • Novas linhas de crédito?
    • Novos clientes?
    • Novos produtos?
    • Novos usos para antigos produtos?
    • Novas regiões?
  • Qual a região geográfica de que trata a notícia?
  • Em quais outras regiões essas oportunidades podem acontecer?
  • Quais dados concretos (porcentagens, volume de dinheiro, toneladas de produtos, quantidade de pessoas, etc.) estão descritos na notícia?
  • Como você pode aproveitar essa oportunidade?

É importante que os dados sejam fáceis de ser acessados e de ser entendidos.

business-925900_1920

Para te ajudar a tomar decisões assertivas, é recomendado também que você conheça e utilize ferramentas e conceitos modernos de marketing. Por isso, é bom estudar e se manter atento às novidades da área…


Se você quer contratar um profissional para te orientar ou até fazer este trabalho por você, entre em contato conosco através deste link, conhecemos profissionais competentes que podem te ajudar.


Gostou das ideias? Tem alguma sugestão? Deixe aqui nos comentários… seu feedback é muito bem vindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *