Novo plástico leva 10 dias para se decompor

Trata-se de um plástico feito de mandioca, que quando descartado no solo, chega a ser decomposto em apenas 10 dias. Além de servir para fabricar sacolas, também é possível fabricar embalagens duras ou películas para conservar alimentos. Sugianto Tandio, diretor da Tinta Marta (empresa da Indonésia), investiu 10 anos para criar o material e o batizou de Ecoplas®.

Customized Bags

Por que é uma boa ideia? “Estima-se que morram cerca de 1 milhão e quinhentos mil animais (de aves a peixes, tubarões, tartarugas, golfinhos e baleias) todos os anos, devido à ingestão de plástico” (mais informações aqui). Mesmo com parte dos resíduos sendo reciclados, todos os dias milhares de toneladas são despejadas na natureza. Degradar todo esse plástico diminuiria entupimentos, enchentes e a morte de animais da fauna marinha, por exemplo.

Praia poluída plástico

Quem poderia gostar da ideia? Os produtores de mandioca seriam beneficiados. Seria um novo mercado para vender sua produção. Destaque para as regiões norte e nordeste do Brasil, que têm uma forte tradição no cultivo da mandioca. Governos, organizações civis, ambientalistas e cidadãos preocupados com a sustentabilidade poderiam ajudar na disseminação do produto (com incentivo fiscal, financeiro ou na divulgação).

Inspirando novas ideias: O grande desafio é disseminar o uso do material e baratear os custos de produção, que ainda são maiores que os do plástico tradicional. Seria importante que o direito de uso e pagamento de royalties não impedisse a aplicação tecnologia em outros países. Talvez ajudasse a reduzir os custos de produção, pela economia de escala. Além do Ecoplas®, a empresa criou também a tecnologia OXIUM®, um aditivo aplicado na fabricação de plásticos tradicionais para acelerar a sua biodegradação (pode reduzir o tempo de 500 para a apenas 2 anos). Empresas multinacionais como Billabong, Unilever e GAP já usam Ecoplas® para suas embalagens e sacolas.

Você tem outra sugestão com base nesta ideia? Deixe aqui nos comentários!

2 thoughts on “Novo plástico leva 10 dias para se decompor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *