Contagem regressiva: projeto ambicioso da ESA tenta pousar uma sonda num cometa

12 de novembro de 2014 será um grande dia para o projeto Rosetta. Basicamente, o projeto consiste em extrair e compartilhar informações sobre o cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko através da sonda Rosetta e seu módulo de solo Philae. O grande acontecimento de amanhã é justamente a tentativa de pouso do Philae sobre a superfície do cometa. A previsão é de que o módulo terrestre se desprenderá da Rosetta às 5:35 da manhã (horário de Brasília).

Ambition

O Projeto foi aprovado em 1993 e a sonda foi enviada ao espaço em 2004 pela European Spacial Agency, ou ESA. Durante 10 anos, a sonda perseguiu o cometa e hoje se encontra a apenas 10 km da sua superfície.

As informações já extraídas até hoje pela sonda estão disponíveis para acesso livre no blog exclusiva da ESA. Pela quantidade e qualidade de informações inéditas já disponíveis no blog, o projeto já é considerado de grande valor científico, antes mesmo da sonda terrestre Philae pousar sobre o cometa.

Para quem não sabe o porquê da euforia, se o pouso for bem sucedido e o Philae conseguir enviar informações com precisão, poderemos desvendar grandes mistérios sobre a origem do nosso planeta e do sistema solar, talvez até mesmo do universo.

Estamos torcendo para que o pouso seja um sucesso.

Confira informações em português no site da revista Galileu.

Assista abaixo a Ambition The Film, curta-metragem realizado recentemente pela parceira entre a ESA e a Platige Image que conta a história do projeto Rosetta, como se fosse narrada por dois personagens do futuro (em inglês).

One thought on “Contagem regressiva: projeto ambicioso da ESA tenta pousar uma sonda num cometa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *